Câmara de Graduação aprova proposta de Dupla Diplomação em Enfermagem

10/05/2018 10:13

A Câmara de Graduação da UFSC esteve reunida na Sala dos Conselhos na manhã desta quarta-feira, dia 9 de maio, para aprovar a Minuta do acordo de Dupla Diplomação entre os cursos de graduação de Enfermagem da UFSC e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). O acordo, que é pioneiro no Brasil, permite que os estudantes tenham o diploma expedido pelas duas instituições, oportunizando ao profissional a abertura do mercado de trabalho em toda a Europa e na América Latina.

Segundo o pró-reitor de Graduação (Prograd), Alexandre Marino, trata-se de um passo importante para ratificar uma ação afirmativa da universidade no que diz respeito ao processo de internacionalização, ao mesmo tempo que permite ao acadêmico e futuro enfermeiro a ampliação do leque de conhecimento por meio da troca de experiência profissional e cultural.

Jeferson Rodrigues, coordenador do curso de Enfermagem da UFSC, enfatiza que o convênio de Dupla Diplomação com a ESEnfC busca possibilitar ao estudante brasileiro o contato com um dos melhores sistemas de saúde da Europa, gratuito e de alta qualidade. Espera-se que o profissional retorne ao Brasil com uma visão mais ampla. “É um momento de oportunizar aos estudantes e aos professores um diálogo intercultural, romper fronteiras, pensar outra língua, outro contexto e, com isso, trazer novas experiências de vida e acadêmica”, frisa Rodrigues.

Mais

A UFSC tem o Programa Internacional de Dupla Diplomação em cursos de graduação normatizado por meio da Resolução Normativa n° 37, CUn, de 5 de novembro de 2013. Segundo o documento, o programa “permite aos estudantes de graduação da UFSC e os de instituições de ensino superior estrangeiras, regularmente matriculados, a obtenção de duplo diploma, reconhecido pela UFSC e pela universidade conveniada”.

A expectativa é que a proposta de Dupla Diplomação entre os cursos de Enfermagem da UFSC e da ESEnfC, que conta com a participação da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e do Instituto Rede de Promoção ao Desenvolvimento da Enfermagem (Repensul), tramite este ano em ambas instituições e que a oferta, via edital, seja lançada no primeiro semestre de 2019.

Atualmente, segundo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a UFSC possui convênios de Dupla Diplomação para os cursos de graduação em Engenharia de Alimentos (França), Engenharia de Controle e Automação (Bélgica e França) e Engenharia Elétrica (França). Saiba mais em http://prograd.ufsc.br/dupla-diplomacao-na-ufsc/