50 Anos Enfermagem UFSC

No ano de 2019, a Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebra 50 anos de criação.  A aula inaugural da primeira turma foi realizada em 21 de março de 1969. A Profª. Dra. Eloita Pereira Neves foi a principal responsável e articuladora pelo planejamento, criação e implementação deste curso na década de 1960, sendo a primeira professora, coordenadora do curso de graduação e chefe do departamento.

A Enfermagem da UFSC trouxe transformações significativas nos serviços de saúde e melhoria na assistência de enfermagem à população. O curso tem se constituído como uma referência e liderança para as demandas sociais e da própria profissão. Neste sentido, tem buscado bases consistentes para a formação do enfermeiro, as quais são foco de permanente reflexão, atualização e inovação.

Com o passar dos anos, o corpo docente da Enfermagem UFSC tem demonstrado sua constante preocupação com a qualificação profissional e a excelência no ensino, criando, em 1976, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN), o Mestrado, e em 1992, o Doutorado. Mais recentemente, reafirma seu protagonismo no contexto nacional, com a aprovação do primeiro Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Informática em Saúde, em 2015. O Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Profissional foi um dos sete primeiros programas a obter aprovação do Doutorado Profissional em 2019, sendo o Mestrado Profissional criado em 2009. Destaca-se, ainda, que em 2018 a Enfermagem UFSC consolidou importantes parcerias para a internacionalização, conquistando a Dupla Diplomação com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Portugal) e, neste mesmo ano, obteve nota máxima na avaliação de Renovação de Reconhecimento do Curso pelo Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Nesta perspectiva, a realização da comemoração dos 50 anos da Enfermagem UFSC contribuirá para o resgate histórico de sua trajetória no contexto regional, nacional e internacional.

Dra. Dulcinéia Ghizoni Schneider

Chefe do Departamento de Enfermagem