Semana Brasileira de Enfermagem da UFSC tem mais de 2300 acessos

02/06/2020 09:58

A Semana Brasileira de Enfermagem da UFSC foi um sucesso! Realizada do dia 19 ao dia 26 de maio a semana reuniu virtualmente estudantes ,professores, enfermeiros e comunidade em geral  para discutir assuntos relacionados à profissão. A Palestra de abertura foi proferida pela professora Marta Verdi (SPB/UFSC) que retratou a realidade dos sistemas de saúde no enfrentamento da COVIDE 19. No segundo dia de evento os participantes tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos com as professoras Margarete Maria de Lima e Manuela Velho (NFR/UFSC) sobre o Parto e o Nascimento em tempos de COVIDE 19. Os cuidados com a pele também entraram em pauta, a professora Maria Elena Echevarria Guanilo (NFR/UFSC) trouxe a importância dos cuidados com a pele dos pacientes e da população em geral e a enfermeira cilene Soares (HU/UFSC/EBSERH e SMS/Florianópolis) falou sobre os cuidados aos profissionais para evitar lesões pelo uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual). A organização do sistema de saúde e o protagonismo da enfermagem foi debatido pelas enfermeiras Elizimara Siqueira (SMS/Florianópolis) e Silvana Benedet (HU/UFSC/EBSERH). No encerramento, a pauta foi a importância da comunicação em saúde em tempos de quarentena e seus desafios em tempos de fake-news, proferida pela professora Valeria Mendonça (UNB).

As palestras estão disponíveis o canal do Youtube – Enfermagem UFSC

A realização da semana brasileira online foi um sucesso na avaliação de seus organizadores, segundo a professora Felipa Amadigi – Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC, foram mais de 2300 acessos pela plataforma RNP que contou com Transmissão ao vivo. Tivemos a participação de pessoas externas à universidade, do interior do estado de Santa Catarina, e de todas as regiões do país, assim como participantes de fora do país.

Para a coordenação “essa iniciativa se mostrou eficiente e muito importante face à realidade que estamos enfrentando. Foi fundamental para mantermos nossos estudantes conectados em assuntos tão importantes para sua formação e para a profissão. Outro destaque, foi a participação ativa das entidades estudantis do curso de enfermagem. O envolvimento do Centro Acadêmico Livre de Enfermagem (CALENF), Atlética (ATHENA),Empresa Júnior (EJEN) e ligas acadêmicas (LAEPE, LAENP E LAPEFE) fizeram um importante movimento de construção coletiva. O sucesso reflete a dedicação e o comprometimento de todos. Certamente essa estratégia será utilizada para outras atividades do curso.”

Veja os depoimentos

“Acredito que neste momento de distanciamento social manter uma tradição, como a Semana Brasileira de Enfermagem, é algo muito importante para a comunidade acadêmica, e realizá-la totalmente online foi um grande aprendizado. A comissão se dedicou muito e estamos colhendo os frutos positivos dessa organização.” (Nadine).

“Construir a Semana Brasileira de Enfermagem da UFSC foi uma experiência enriquecedora e inesquecível. Não imaginei que o evento alcançaria tantas pessoas, de tantos lugares diferentes e saber que levamos conhecimento e debatemos temas extremamente importantes faz com quem todo o esforço tenha válido a pena.” (Leticia)

“A Semana Brasileira de Enfermagem da UFSC me impactou não somente no sentido acadêmico, pois todos os conteúdos foram de grande valor, especialmente no momento em que vivemos, mas me trouxe uma transformação pessoal. Em meio às expectativas da organização, aprendi que a união e o apoio fazem um evento de sucesso.” (Larissa)