Menção “i” ou Menção “P” ?

04/10/2021 17:14

Menção I

Segundo o Art. 74 da RESOLUÇÃO nº 017/CUn/97 

Art. 74 – O aluno, que por motivo de força maior e plenamente justificado, deixar de realizar avaliações previstas no plano de ensino, deverá formalizar pedido de avaliação à CHEFIA do DEPARTAMENTO de ENSINO ao qual a disciplina pertence, dentro do prazo de 3 (três) dias úteis, recebendo provisoriamente a menção I.

§ 1º – Cessado o motivo que impediu a realização da avaliação, o aluno, se autorizado pelo Departamento de Ensino, deverá fazê-la quando, então, tratando-se de nota final, será encaminhada ao Departamento de Administração Escolar-DAE, pelo Departamento de Ensino.

§ 2º – Se a nota final da disciplina não for enviada ao Departamento de Administração Escolar-DAE até o final do período letivo seguinte, será atribuída ao aluno, automaticamente, nota 0 (zero) na disciplina, com todas as suas implicações.

§ 3º – Enquanto o aluno não obtiver o resultado final da avaliação da disciplina, não terá direito à matrícula em disciplina que a tiver como pré-requisito.

Diante disto o entendimento é que a Menção I se aplica em casos onde o aluno fica impossibilitado de concluir a disciplina por problemas de saúde, seu ou dos familiares, alunas em final de gestação, acidentes ou outros fatores graves, devidamente comprovados e sobre os quais o estudante não teve opção.

A Menção I não se aplica a casos em que o aluno se sentiu sobrecarregado com as atividades já planejadas do semestre. Não se trata de dar mais prazo para terminar o que não foi concluído no tempo previsto.

Como solicitar Menção I

Antes de solicitar a Menção I converse com os professores para ver se é realmente viável. É importante considerar que a Menção I se aplica no caso de não concluir os trabalhos e avaliações. Se você não conseguiu acompanhar as aulas, não assimilou bem o conteúdo, é melhor refazer a disciplina.

Se a Menção I for a solução adequada, faça um requerimento geral para a coordenação anexando documento que comprove a justificativa. Sua solicitação será encaminhada para análise dos professores.

Como finalizar uma disciplina com Menção I

De acordo com o Art74 as avaliações pendentes devem ser concluídas até o final do semestre seguinte. Portanto o aluno deve se manter em contato com o professor responsável pela disciplina para cumprir esse prazo. Quando a avaliação for concluída o professor encaminha a nota para a coordenação que providencia o registro da nota no CAGR através do DAE. Se a avaliação não for concluída será lançada nota 0 (zero).

Menção I e Menção P

Menção P não se aplica a um aluno e sim para a toda a turma. Ela foi criada para resolver a situação de disciplinas que não poderiam ser totalmente concluídas durante a Pandemia por terem características mais práticas que dependem de aula presencial. Neste caso os alunos já são informados no início do semestre que receberão Menção P.

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